A higiene é um fator muito importante no ambiente empresarial, pois, entre outras coisas, evita a contaminação de funcionários, clientes e do próprio local. Dessa forma, é imprescindível que se dê atenção especial a esse fator e se tenha alguns cuidados ao fazer uma limpeza dentro da empresa.

Como tem sido o processo de higienização em seu local de trabalho? Você sabe quais procedimentos deve adotar? Caso esteja encontrando dificuldades em assegurar segurança e produtividade ao negócio por meio da limpeza do ambiente, este post o ajudará!

Selecionamos 6 cuidados essenciais para o processo de limpeza em ambientes industriais e vamos ajudá-lo a compreender melhor todo o processo. Ao final, você terá condições de contribuir para que o local se torne mais limpo e seguro para os profissionais e demais frequentadores.

Quer aprender? Continue atento aos tópicos seguintes!

1. Manter o ambiente livre de resíduos em geral

No cotidiano de uma indústria, especialmente na linha de produção, são consumidos diversos insumos e, consequentemente, há a produção de vários resíduos sólidos e líquidos. Ocorre que muitas empresas não possuem uma política de descarte desse lixo de maneira correta, criando um ambiente sujo e desagradável.

Um gestor de limpeza precisa estar atento e tomar o cuidado para que isso tipo de situação não aconteça. Para tanto, é fundamental conhecer o tipo de resíduo que a indústria produz e traçar estratégias para que o descarte seja feito corretamente e sem afetar o meio ambiente.

No caso de resíduos orgânicos, é interessante que eles tenham um local próprio para descarte, evitando a proliferação de microrganismos e o mau cheiro em razão da decomposição desses produtos.

Essa preocupação com sustentabilidade é uma realidade em diversos setores da sociedade e, é claro, não poderia ser diferente no setor industrial.

2. Limpar depósitos, corredores, banheiros e demais áreas

Outro cuidado importante dentro de um ambiente empresarial é manter sempre limpos os locais onde há circulação de pessoas. Nesse caso, podemos destacar que depósitos, corredores, o chão da fábrica e os banheiros devem receber atenção especial.

No caso dos depósitos, é preciso trabalhar para que tudo seja armazenado em seu devido lugar. A equipe de limpeza deve focar em mantê-lo em condições adequadas para o armazenamento dos diversos tipos de materiais e facilitar que eles sejam encontrados com rapidez.

Os banheiros são uma área crítica da limpeza. A depender do número de funcionários e visitantes que utilizam esse ambiente é necessário realizar a limpeza várias vezes ao dia.

Portanto, o ideal é mapear o uso e observar a demanda por limpeza. Designe uma equipe especialmente para essa função e observe se os cronogramas estão sendo cumpridos.

3. Manter os custos com limpeza controlados

Obviamente que sempre que um ambiente está sujo, é necessário limpá-lo. Porém, a preocupação com os custos desses procedimentos é uma realidade na vida dos gestores na área.

Em tempos de crise financeira, é comum que empresas cortem ou reduzam os cuidados com limpeza por interpretarem que são dispensáveis. Ora, esse é um grave erro que, com certeza, comprometerá a produtividade da equipe, já que trabalhar em um ambiente sujo e desorganizado afeta a saúde e a motivação do grupo.

Por isso, os responsáveis pela tarefa devem buscar adotar estratégias que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, econômicas. Para isso, muita observação de mercado e estudo são imprescindíveis.

4. Escolher equipamentos adequados para cada tipo de limpeza

O processo de limpeza empresarial é imprescindível para o bem-estar dos funcionários, entre outras razões. Mas, com tantos ambientes a serem higienizados, é natural que seja necessário utilizar alguns equipamentos.

Nesse momento, muitos gestores podem ter dúvidas sobre quais produtos adquirir. Afinal, isso demanda um investimento e, em tempos de crise, é preciso investir com estratégia e inteligência.

Sendo assim, é importante priorizar equipamentos que agilizem o processo de limpeza diário e simplifiquem o trabalho da equipe.

Por exemplo, as lavadoras e varredoras de piso são extremamente úteis e asseguram uma limpeza mais rápida e de qualidade.O chão de uma fábrica é um local difícil de ser higienizado à mão e esses equipamentos reduzem bastante o esforço e o tempo gasto no processo, liberando a equipe para outros afazeres.

5. Limpeza em ambientes industriais também é uma questão de segurança

Os serviços de limpeza empresarial são relativamente simples; no entanto, sempre existem riscos de acidentes, o que exige atenção a situações que possam colocar os funcionários em risco.

A limpeza de janelas externas e vidraças, por exemplo, deve ser bem executada. Quando localizadas em prédios altos isso merece uma atenção redobrada, já que qualquer descuido pode causar um grave acidente.

Além disso, a equipe está sempre exposta a produtos químicos, muitos deles prejudiciais à saúde. Sendo assim, eles devem ser corretamente manuseados e armazenados.

Via de regra, esses riscos são minimizados com um treinamento eficiente de pessoal. Sua equipe deve dominar normas de segurança e entender que o protocolo a ser seguido em cada procedimento é importante não apenas para assegurar a qualidade da limpeza, como a integridade física das pessoas.

6. Selecionar adequadamente os produtos químicos utilizados no processo

O último cuidado apresentado no post de hoje diz respeito aos produtos químicos – detergentes – que são utilizados para a execução dos trabalhos de limpeza na empresa.

Ressalta-se que essa é uma grande responsabilidade, já que o uso de materiais e produtos inadequados compromete a qualidade da limpeza e pode danificar as ferramentas, pisos e móveis, gerando grandes prejuízos.

Nesse contexto, a dica é utilizar sempre produtos de qualidade e evitar fórmulas caseiras. Ademais, procure preparar e diluir os produtos conforme as orientações do fabricante, pois isso gera economia e assegura uma limpeza adequada.

Outro ponto a se observar é a fragrância dos produtos utilizados. Pode parecer irrelevante, mas é importante atentar para não adquirir produtos com cheiro forte. Dê preferência para fragrâncias mais neutras e que transmitam uma sensação de bem-estar.

Conforme você percebeu, é preciso tomar alguns cuidados ao fazer uma limpeza na empresa. Esse é um procedimento essencial para o funcionamento do negócio e precisa ser encarado com seriedade e responsabilidade. Frisa-se que as dicas apresentadas acima são importantes para assegurar que o processo seja exitoso e que você consiga realizar seu trabalho com qualidade e segurança. Portanto, utilize todo esse conhecimento para aprimorar a limpeza de sua empresa.

Gostou do post de hoje? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e nos ajude a propagar essas informações a outros profissionais da limpeza!