A rotina de trabalho na indústria é muito corrida e exigente. Muitos profissionais buscam novas metodologias e estratégias para melhorar seus resultados e aumentar a produtividade. Entretanto, alguns se esquecem de um conceito muito importante: a limpeza de piso industrial.

O ambiente em sua empresa deve ser seguro e de acordo com as normas técnicas existentes. A higiene no local de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos colaboradores, otimizar o funcionamento das máquinas e passar a impressão de um local confortável e sustentável.

Por isso, no nosso post de hoje, você vai descobrir um pouco mais sobre a limpeza de pisos industriais. Vamos apresentar dicas importantes para esse assunto! Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite.

Treinar funcionários

Os colaboradores de um negócio são aqueles que realizam a maior parte das atividades em sua infraestrutura. Por esse motivo, eles devem ser treinados para utilizar as melhores técnicas em suas rotinas de trabalho. Ao contar com uma equipe bem preparada, é possível aumentar a produtividade e reduzir o retrabalho.

Por isso, é muito importante que você realize palestras para conscientizar todos os funcionários sobre a necessidade de manter o ambiente de trabalho limpo e sustentável. Faça também treinamentos para os profissionais da área da limpeza e apresente as melhores técnicas e procedimentos a serem utilizados. Priorize as seguintes medidas:

  • descarte de materiais, lixos e outros compostos no local correto;

  • uso consciente e ecologicamente sustentável dos recursos naturais, como a água;

  • manuseio correto das ferramentas de trabalho.

Não se esqueça de manter os colaboradores atualizados com as novidades do mercado e faça com que seu local de trabalho seja limpo, agradável e de boa aparência.

Limpar o piso industrial com frequência

O velho ditado “prevenir é melhor do que remediar” deve ser levado muito a sério por um gestor de limpeza. O motivo? As atividades realizadas na indústria utilizam materiais que podem danificar e sujar o piso. Caso você não fique atento a essas questões, os colaboradores sob sua gestão podem ser colocados em risco e os acidentes podem acontecer com mais facilidade.

Desse modo, é muito importante criar um cronograma para realizar a limpeza e a conservação do piso industrial em sua empresa. Nessas horas, analise muito bem como funcionam as dinâmicas e as outras atividades no negócio e monte um planejamento adequado às suas necessidades.

Realizar manutenções

Quem trabalha no setor industrial já está acostumado com as manutenções em peças e outros tipos de equipamentos. Elas também podem ser realizadas no piso da fábrica e trazem ótimos efeitos em sua gestão. Infelizmente, alguns profissionais se esquecem disso e acabam não obtendo os resultados que desejam.

As manutenções preventivas precisam ser realizadas com certa periodicidade. Com isso, você mantém o controle sobre as avarias no piso industrial e pode economizar tempo e recursos financeiros. Quando algum dano maior for causado em sua estrutura, a manutenção corretiva e outros procedimentos mais expressivos serão mais indicados, por mais que isso acarrete no isolamento e na paralisação momentânea de algumas atividades.

Mecanizar os processos de limpeza

As tecnologias mudaram a forma como uma empresa se relaciona com funcionários, fornecedores e clientes, e não poderia ser diferente para a limpeza de piso industrial. Atualmente, existem várias ferramentas e máquinas que otimizam os processos de higienização e você deve utilizá-las, a fim de aumentar a eficiência de sua equipe.

As lavadoras de piso industrial são ótimas opções para quem quer higienizar áreas amplas que exigem processos de limpeza pesada. Elas servem para as atividades realizadas em todos os tipos de pisos e de revestimento. Já os aspiradores de pó também auxiliam nesses procedimentos. Eles podem ser empregados para aspirar líquidos, rejeitos industriais, pós e poeiras finas.

As lavadoras de alta pressão garantem a eficiência na limpeza dos pisos industriais. Existem modelos que trabalham com água quente e outros que atuam com água fria.

Antes de comprar qualquer equipamento, você deve buscar por uma empresa especializada e que oferece produtos de qualidade e boa procedência no mercado. Tentar comprar equipamentos de segunda mão só atrapalha a performance de sua gestão. Como existem vários modelos, tamanhos e tipos, lembre-se também de adquirir uma ferramenta que atenda suas demandas com muita eficiência.

Utilizar produtos de limpeza adequados

Como você já percebeu, a higienização é essencial no dia a dia de uma indústria. No entanto, ela não pode ser realizada com qualquer tipo de produto químico. Quando isso acontece, a durabilidade dos pisos industriais é colocada em risco, e você deve evitar isso a todo custo.

Portanto, antes de tomar qualquer atitude, analise muito bem qual é a composição e o tipo de revestimento de cada ambiente de sua empresa e veja quais são os materiais e técnicas de limpeza mais indicados.

Por exemplo, os pisos com resinas aplicadas, como o epóxi ou o poliuretano, necessitam de processos de impermeabilização específicos, já que os óleos e as graxas danificam suas estruturas.

O uso de produtos indevidos acaba com o brilho do piso e chegam a diminuir a aderência da superfície em casos mais graves. Em todas as situações, o uso de lavadoras automatizadas e de água e detergente são ideais na limpeza de piso industrial..

Fique atento aos seguintes cuidados:

  • não utilizar produtos excessivamente alcalinos ou ácidos;

  • não realizar a higienização em temperaturas muito elevadas;

  • não usar produtos e substâncias abrasivas;

Os processos de limpeza de piso industrial asseguram o funcionamento de todas as atividades da empresa. Em um ambiente mais limpo e higienizado, seus funcionários se sentem mais motivados e confortáveis para realizarem suas funções. Como consequência disso, os acidentes diminuem e a produtividade aumenta.

Por isso, é muito importante que você limpe e conserve o piso de sua indústria de maneira correta. Com a utilização de equipamentos adequados às suas necessidades e ao seu espaço físico, você alcança esses objetivos com facilidade.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro das melhores soluções em equipamentos de limpeza industrial? Então basta acompanhar as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Youtube e LinkedIn!