Manter limpo o ambiente de uma indústria é essencial para o seu funcionamento. Entretanto, essa tarefa exige organização, investimento e tempo para ser executada com excelência. Para otimizar esse trabalho, a equipe responsável pela limpeza pode contar com máquinas específicas, como a varredoras de piso.

Mas para que serve esse equipamento? Você sabe quais os seus benefícios e a sua importância para o processo de higienização em uma empresa? Responderemos a essas perguntas neste post. Confira!

Quando uma máquina varredeira é necessária?

A varredeira de piso deve ser utilizada na etapa prévia de lavagem do piso. Ela vai eliminar a sujeira mais pesada, como partículas de poeira visíveis, terra e até pedras. Assim, o piso fica preparado para receber uma limpeza com lavadora, por exemplo, facilitando e potencializando a higiene do local.

Parece simples, mas para inserir a varredeira no processo de higienização, deve-se considerar alguns pontos. Veja quais são:

Ambiente

Dentro de uma indústria, cada ambiente precisa de uma limpeza diferente. Esse tipo de empresa mescla áreas internas e externas, que exigem cuidados distintos.

Não se pode usar uma varredeira de piso movida a combustível em um ambiente fechado, por exemplo, pois os gases ficam concentradas no local. Se isso acontece, pode colocar em risco a segurança e saúde dos colaboradores.

Sendo assim, antes de escolher o modelo do equipamento, verifique onde ele será utilizado — se no pátio externo ou se nos corredores internos de uma empresa.

Modelo do equipamento

A varredora é essencial para diminuir o tempo de limpeza de um espaço. Entretanto, são muitos modelos existentes no mercado, desde as varredoras pequenas e leves até as dirigíveis.

Como escolher o modelo certo? A resposta está relacionada ao tópico anterior. Considere o ambiente, se é interno ou externo. Depois, pense no seu objetivo: quero limpar uma loja de conveniência ou um estoque de carros a céu aberto? O espaço tem piso regular ou irregular?

Com as respostas definidas, escolha o tamanho ideal para o local em que vai utilizá-la. Varredoras grandes, com diversos acessórios — como escovas laterais — dão melhor resultado em ambientes mais amplos. As menores funcionam melhor em lugares mais estreitos.

Energia

Outro ponto a ser considerado ao escolher uma varredeira de piso é o seu gasto de energia. Alguns modelos podem precisar de gasolina para funcionar, enquanto outros, de bateria.

A melhor opção é a que se enquadra com o seu modelo de limpeza. Por exemplo, se o objetivo for limpar um pátio, o modelo dirigível e com gasolina é mais adequado. Ele consegue ser mais rápido e os gases emitidos pela máquina não incomodam os transeuntes, pois são mais fáceis de serem dispersados.

Já a varredora movida a bateria consegue limpar com eficiência e segurança um ambiente no qual a circulação de pessoas é mais intensa. Contudo, ela precisa ser recarregada mais vezes, o que pode aumentar o tempo de espera para ser usada novamente, por exemplo.

Modelo definido, que tal entender as vantagens de investir nesse equipamento para a higienização da sua indústria? A resposta você encontra a seguir!

Quais os benefícios da máquina varredora de pisos?

O uso do equipamento traz os seguintes benefícios:

  • economia de tempo: optar uma máquina varredeira para retirar a sujeira mais pesada em um ambiente, seja ela movida a bateria ou a combustível, torna a limpeza bem mais rápida.
  • eficiência na limpeza: a qualidade da higienização aumenta, pois a máquina consegue aspirar os detritos e armazená-los em seu tanque interno, eliminando maior quantidade de sujeira do ambiente.
  • reaproveitamento da mão de obra: o uso de uma varredora pequena, por exemplo, de piso equivale ao mesmo trabalho de seis profissionais de limpeza. Com essa otimização, o gestor da equipe de higienização pode aproveitar a expertise dos seus funcionários para outras áreas da empresa, como uma limpeza com cuidados específicos.
  • custo baixo: o investimento no equipamento é alto, mas a economia que ele gera a médio e longo prazo compensa o valor gasto. Usar a máquina reduz a compra de materiais de limpeza, por exemplo.

No entanto, para alcançar esses benefícios, o ideal é fazer o dimensionamento correto da área a ser limpa. É preciso escolher o equipamento adequado para o ambiente industrial. Só assim será possível extrair toda a eficiência da varredeira de piso.

Como fazer isso? Pesquisando muito os sites de empresas especialistas no mercado, vendo vídeos que mostram a aplicação prática de cada modelo e lendo toda a ficha técnica dos produtos.

Se ainda assim continuar com dúvidas, vale a pena conversar com profissionais especializados para analisar a demanda da sua empresa e medir o local que receberá esse tipo de limpeza. Essa consultoria é fundamental para orientar a sua escolha e encontrar a solução correta para o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre as varredeiras de piso e como elas podem melhorar a limpeza do ambiente industrial? Então, confira alguns modelos e descubra hoje mesmo o mais adequado para a sua empresa!