Você sabia que, no Brasil, máquinas e equipamentos são utilizados em processos de limpeza há mais de 60 anos? Pois bem, o segmento vem crescendo com o decorrer das décadas e, a cada ano, novas soluções são desenvolvidas para gerar produtividade, eficiência, economia e segurança aos trabalhadores.

O que muitos empreendedores ainda não sabem é que, para realizar a gestão de seus estabelecimentos comerciais, atualmente, é possível contar com o auxílio de consultorias especializadas que proporcionam não apenas máquinas e produtos de qualidade, mas também fornecem informações valiosas para otimizar os processos.

No artigo de hoje, mostraremos a importância da implementação de equipamentos de limpeza econômicos, quais impactos essa prática gera na empresa e no meio ambiente, e o que deve ser considerado antes de tomar a decisão de adquiri-los. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Por que é importante escolher equipamentos de limpeza econômicos?

Minimizam os impactos negativos ao meio ambiente

Ao utilizar equipamentos de limpeza econômicos, adequando o uso de seus componentes de forma consciente, há uma redução exponencial nos impactos negativos ao meio ambiente.

Estamos nos referindo a produtos como escovas e discos desenvolvidos com materiais reciclados, detergentes biodegradáveis que podem ser descartados juntamente com a sujeira da máquina em um local adequado, entre outros.

Um exemplo de equipamento que não somente é econômico, mas também ecologicamente correto, é o High Pure, que utiliza água 100% filtrada para realizar a lavagem de janelas, fachadas e todo tipo de superfície de vidro.

Ao eliminar toda a sujeira da água, incluindo até mesmo as micropartículas sólidas, imperceptíveis a olho nu, a água se torna dipolar, permitindo uma reação a cargas positivas e negativas de sujidade, atraindo e dissolvendo todas as impurezas. Isso sem utilizar detergentes.

Gera economia para a empresa

O conceito de economia não está diretamente ligado a termos como “equipamentos baratos” ou “produtos de baixa qualidade”. Em geral, são os equipamentos mais eficientes que podem gerar economia, já que eliminam processos de retrabalho, conservam as superfícies e objetos e, ainda, garantem uma limpeza com maior tempo de duração, reduzindo custos de forma significativa.

Existem diversos equipamentos e produtos no mercado capazes de realizar a limpeza substituindo ou reduzindo drasticamente o consumo de água. Ao implementar esse tipo de ação na rotina da empresa, é possível diminuir o uso de recursos e, ao mesmo tempo, obter eficiência na limpeza.

As lavadoras de alta pressão, por exemplo, proporcionam uma limpeza mais rápida que os processos tradicionais com mangueira, além de garantirem um resultado superior. Além disso, vale ressaltar que esse tipo de máquina gera:

  • aumento da produtividade (graças à redução do tempo gasto nos processos);
  • redução do esforço físico (os funcionários não precisam esfregar o chão ou outras superfícies, por exemplo);
  • redução do uso de produtos químicos.

Proporciona um ambiente laboral mais seguro

A longo prazo, o uso de equipamentos de limpeza econômicos contribui com a criação de um ambiente de trabalho muito mais seguro para os colaboradores, reduzindo o índice de afastamento por doenças, decorrentes da exposição à toxicidade de agentes e compostos dos produtos de limpeza e movimentos repetitivos.

O que considerar em equipamentos de limpeza econômicos?

Antes de adquirir os equipamentos de limpeza de sua empresa, considere aliar economia e eficiência. Portanto, os seguintes fatores devem exercer influência em sua tomada de decisões:

  • o equipamento deve realizar uma limpeza efetiva e constante;
  • é preciso economizar tempo durante a limpeza;
  • deve-se reduzir custos não apenas de recursos, mas também com a equipe. Para limpar uma área extensa, por exemplo, o equipamento precisa substituir o trabalho de muitos colaboradores;
  • é necessário otimizar a produtividade da equipe. O tempo que foi economizado, graças ao equipamento, deve ser aplicado em outras atividades da empresa;
  • os operadores devem conseguir utilizar o equipamento sem dificuldades, para que a limpeza não seja interrompida por falta de pessoal capacitado;
  • o equipamento precisa ser facilmente implementado à estratégia e aos processos de limpeza do estabelecimento.

As máquinas e equipamentos da IPC são altamente tecnológicas e inovadoras, sendo capazes de controlar a produtividade e o consumo de água, energia e materiais de limpeza (até 80% de economia de água e detergente).

Além de serem econômicos, esses equipamentos são desenvolvidos para trazer, cada vez mais, otimizações nos mais variados aspectos da limpeza, como a diminuição dos custos por hora de trabalho para cada funcionário.

Exemplos de equipamentos de limpeza focados em economia e eficiência

Lavadora CT55

Lavadora de pisos de alto desempenho, principalmente para áreas extensas. Trabalha com grande autonomia por conter um tanque com capacidade para até 58 litros de água. Além disso, conta com um sistema de autonivelamento da escova, permitindo que a pressão se mantenha constante, ainda que em pisos irregulares.

Lavadora de alta pressão Premium 2900

Sem dúvidas, uma das lavadoras de alta pressão de água fria e quente mais poderosas do mercado. Como o próprio nome sugere, ela é capaz de lavar com 2900 libras de pressão e água em temperatura de até 140 C°.

Ideal para áreas extensas e com sujidade pesada, como óleo, graxa, gorduras, sujeiras incrustadas e pinturas. Altamente recomendada para uso em portos, indústrias, frigoríficos, oficinas, lava-rápidos de grande porte, transportadoras e outros estabelecimentos que exigem equipamentos de limpeza potentes e econômicos.

High Pure para limpeza de vidros com água pura

equipamento é capaz de purificar a água em níveis superiores ao da água que consideramos potável e bebemos diariamente. Além de realizar uma limpeza eficiente, sustentável e econômica, o High Pure é capaz de alcançar até 20 metros de altura a partir do chão, evitando que seja necessário trabalhar com plataformas e expor a vida dos funcionários a riscos, por exemplo.

Além disso, a máquina é capaz de reduzir o tempo do processo de limpeza em até 75%, não utilizando qualquer produto que contenha agentes químicos e não deixando marcas de respingos nos vidros.

É recomendado para a limpeza de janelas, fachadas de prédios e estabelecimentos comerciais e todo o tipo de superfícies de vidro. Certamente, é um dos equipamentos de limpeza econômicos mais inovadores do mercado moderno.

Como vimos, adotar equipamentos de limpeza econômicos garante eficiência nos serviços e poupa gastos e recursos, inclusive ambientais. Vale a pena considerar todas essas vantagens!

Gostou das informações? Entre em contato conosco para saber mais.