Independentemente de qual seja o segmento de atuação da empresa no mercado, contar com uma equipe de funcionários treinados e qualificados é um pré-requisito para manter o negócio competitivo e garantir seu sucesso. Afinal, a organização é fundamentada no profissionalismo e engajamento entre seus colaboradores.

Dado esse contexto, é importante entender que ter uma equipe de limpeza sempre treinada e atualizada pode ser uma forma de obter resultados satisfatórios, reduzir custos e descartar preocupações e imprevistos logísticos que afetam a produtividade.

Neste artigo, mostraremos por que é necessário investir em treinamento de equipes, quais benefícios essa prática pode oferecer e como implementar em seu negócio. Continue a leitura!

Quais os principais benefícios do treinamento de equipes?

Otimização do ambiente de trabalho

Quando a equipe se sente valorizada por receber treinamentos, capacitações profissionais e incentivos, os funcionários trabalham com mais motivação e, consequentemente, transformam o ambiente laboral em um local mais produtivo e agradável.

Redução de custos

A capacitação profissional faz com que os colaboradores apliquem técnicas assertivas durante a execução de suas tarefas operacionais, o que evita desperdícios desnecessários com material, retrabalho e outros problemas que demandam recursos da empresa.

Minimização da rotatividade de funcionários

Quando se investe em treinamento de equipes, automaticamente há uma redução no volume de demissões de colaboradores, já que o trabalhador se mantém preparado e atualizado a respeito da função exercida. Basicamente, a empresa tem um alto retorno de investimento, pois a produtividade é garantida.

União entre o time de funcionários

A prática de oferecer treinamento a equipe, não somente motiva os funcionários, como também os incentiva a trabalhar em grupo, além de agregar valor às suas responsabilidades.

Qualificação no posicionamento competitivo da empresa

Quando o empreendimento conta com um time de profissionais competentes e aptos a realizar seu trabalho com excelência, ele se protege de aspectos como perda de qualidade e falta de habilidade, fazendo com que a empresa amplie sua perspectiva e melhore sua posição no mercado.

Por fim, é correto afirmar que investir em treinamento de equipes é uma forma de garantir a produtividade dos colaboradores, já que eles se tornam eficientes no desenvolvimento das funções do cargo ocupado.​

Como treinar a equipe e mantê-la atualizada?

1. Estipule metas e objetivos

O trabalho com limpeza exige uma boa gestão e planejamento estratégico, isso porque muitas vezes ele não pode ser realizado em qualquer horário do dia por causa do fluxo de clientes e funcionários na empresa.

Portanto, o primeiro passo para treinar a sua equipe é estabelecer metas diárias, semanais e até mesmo quinzenais, pois a fragmentação do trabalho neste setor não é um mero capricho, mas uma necessidade para que os serviços sejam realizados com eficiência.

2. Estimule o fluxo de trabalho e minimize as tarefas desnecessárias

Como gestor da equipe de limpeza, estimular o fluxo de trabalho de forma que as tarefas desnecessárias que demandam tempo e esforços da equipe, sejam reduzidas, é uma de suas responsabilidades.

Em geral, o segredo de um serviço eficiente, econômico e ágil não está na tentativa de realizar grandes funções, mas somente na eliminação de trabalhos irrelevantes. Por exemplo, ao invés de disponibilizar metade do time de funcionários para fazer um “mutirão” de limpeza no estabelecimento, considere dividir sua equipe em pequenos grupos, separando-os por turnos e departamentos.

3. Desenvolva um sistema de feedbacks em tempo real

O feedback é uma das mais importantes métricas de performance que uma empresa pode implementar em seu modelo de negócios. Ele se aplica a qualquer área da empresa, desde o setor administrativo até o operacional.

É por meio dos feedbacks que a equipe de limpeza consegue saber se está realizando um trabalho assertivo, ou se existem pontos que precisam ser melhorados. No papel de líder, você deve abordar questões positivas e negativas de forma responsável, visando otimizar o desempenho de seus liderados e gerar ganhos de produtividade para a empresa como um todo.

Lembrando, ainda, que o feedback também serve para dar voz aos colaboradores. Desse modo, seja democrático e aprenda a ouvir os pontos que sua equipe de limpeza têm a ressaltar. Você pode aprender muito com isso!

4. Delegue funções

Proporcione informações e recursos básicos aos membros de seu time de colaboradores, com o intuito de ampliar a visão estratégica por trás de cada atividade ou projeto.

Além disso, delegue funções, pois essa é uma forma de dividir a carga operacional e atribuir responsabilidades entre a equipe. Funcionários mais motivados, engajados e comprometidos com os objetivos da empresa é uma consequência dessa prática.

5. Invista em cursos e capacitações

Trabalhos manuais, como limpeza e manutenção, hoje em dia, são protegidos, fiscalizados e regulamentados por órgãos especiais, sindicatos e outras instituições.

Existem constantes mudanças e atualizações na legislação e nas exigências, que esses órgãos impõem sobre as empresas. Em sua grande maioria, são destinadas à segurança e saúde no trabalho, para que a integridade dos funcionários sejam protegidas.

No entanto, é imprescindível que a organização proporcione os treinamentos de equipe, cursos e capacitações para manter os seus colaboradores atualizados a respeitos das NRs, uso de Equipamentos de Proteção Individual, melhores práticas de segurança no ambiente de trabalho, entre outros aspectos relevantes.

6. Reduza os riscos e distrações no ambiente operacional

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a importância da redução de distrações que podem elevar o índice de riscos e acidentes no ambiente de trabalho.

O uso de novas tecnologias para automatizar e otimizar tarefas cotidianas, não é nenhuma novidade, não é mesmo? De fato, dispositivos móveis e outros tipos de tecnologia são eficazes, visto que eliminam barreiras de comunicação entre a equipe, reduzem falhas e equívocos humanos e agilizam processos cotidianos.

Entretanto, a partir do momento em que elas se transformam em distrações, que podem resultar em acidentes de trabalho, é preciso reformular o seu modelo de gestão imediatamente.

Por isso, considere implementar regras de uso de dispositivos móveis durante a execução dos serviços de limpeza, principalmente durante atividades de riscos como limpeza de fachadas e operações em altura.

Agora que você já conhece as melhores práticas sobre treinamento de equipes, aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar mais conteúdos exclusivos! Estamos no FacebookYoutube e no Linkedin!