FAQ

 

Aspiradores e Extratoras

 

O que significa o nome dos aspiradores?
  • O nome dos aspiradores indica uma breve descrição das características da máquina como o material e a capacidade do tanque e a quantidade de motores de aspiração. Por exemplo: o aspirador A115 tem um tanque de Aço, 1 motor de aspiração e 15 litros de capacidade.
Qual a diferença dos equipamentos A135 e A135EXT ?
  • São equipamentos diferentes. Quando o modelo tiver o nome EXT significa que é um Extrator, ou seja, é um equipamento projetado para lavagem de carpetes e estofados. O nome é semelhante pois uma extratora tem todos os componentes de um aspirador tradicional, além de um tanque para a água limpa e detergente e uma bomba para pulverizar essa solução nos estofados.
Os aspiradores IPC não precisam usar filtro descartável?
  • Todos os aspiradores IPC acompanham um filtro de poliéster que pode ser lavado até 30 vezes e que já é suficiente para garantir a retenção da poeira. O filtro descartável de papel é apenas um acessório que deixa mais prático o descarte dos resíduos e não é obrigatório.
Qual a diferença do Limpador e do Clareador Soteco?
  • Ambos são detergentes específicos para uso em extratoras, porém cada um tem uma aplicação distinta. O Limpador Soteco é levemente alcalino e é indicado para a limpeza de estofados e carpetes engordurados (ex.: bancos de veículos, sofás, etc). O Clareador Soteco é um detergente com poder desinfetante e alvejante (sem cloro) e é indicado para remoção de manchas difíceis como terra, vinho, urina e sangue. O Clareador Soteco também tem o poder de neutralizar odores desagradáveis.
Posso utilizar o impermeabilizante com as extratoras?
  • Não. As extratoras são indicadas somente para a lavagem (com detergente apropriado) de carpetes e estofados. Os impermeabilizantes, devido à sua composição química, danificam os componentes internos da bomba de detergente, ressecando as vedações e travando a bomba.
Há algum problema utilizar outro tipo de químico?
  • É possível utilizar químicos de outros fabricantes nas extratoras IPC, desde que sejam detergentes específicos para uso em extratoras de carpete e de baixa espumação.Não é indicado utilizar outros detergentes (ex. shampoo automotivo, desengraxante, detergente para louças, sabão em pó, água sanitária, etc.) pois além de danificarem os componentes internos da bomba, também ressecam as mangueiras e causam espuma em demasia. A espuma não trava a bóia de vedação e é aspirada pelo motor, que devido à umidade enferruja e queima.Também não devem ser utilizados solventes ou outros produtos inflamáveis pois há risco de explosão.
Qual a medida correta do Limpador e Clareador Soteco?
  • Ambos podem ser diluídos na proporção 1:60 para limpeza de manutenção e 1:40 para limpeza pesada e remoção de manchas difíceis.1:60 significa uma parte de detergente para cada 60 partes de água, ou seja, 17ml de químico para cada litro de água.1:40 significa uma parte de detergente para cada 40 partes de água, ou seja, 25ml de químico para cada litro de água.
Há alguma restrição para utilização dos químicos IPC (tipo de tecido, cores, etc)?
  • A princípio não há nenhuma restrição, porém recomendamos realizar um teste em uma área do estofado que não seja visível para se certificar de que o detergente não interferirá com o tecido.
As extratoras podem ser utilizadas como um aspirador de sólidos e líquidos?
  • Sim. Para aspirar sólidos utilize o filtro de poliéster. Para aspirar líquidos, remova o filtro de poliéster e encaixe o balde de solução dentro do tanque (a bóia de vedação está localizada no balde e por isso deve ser utilizado quando aspirar líquidos).
Quantos anos de garantia possuem os equipamentos IPC?
  • Todos os equipamentos IPC tem 12 meses de garantia, incluindo a garantia legal.
Onde posso comprar peças e acessórios de reposição?
A potência em Watts do equipamento significa qualidade do aspirador?
  • Não. A potência em W nos aspiradores e extratoras indica apenas o consumo de energia do equipamento. Por exemplo: um aspirador de 1200 W consome 1,2 kW/h se for utilizado por uma hora.Alto consumo de energia nem sempre representa alta qualidade de aspiração. Os aspiradores IPC são fabricados com motores de alta qualidade e baixo consumo de energia.
O que é vácuo e aspiração ?
  • Quando for comparar dois modelos de aspiradores, atente para a força de vácuo, medida em mmH2O ou kPa e a aspiração, medida em m³/h ou l/min.
  • A força de vácuo indica a força que o aspirador tem para puxar resíduos pesados. Um aspirador com alto vácuo é ideal para construção civil, por exemplo, onde pode haver resíduos pesados como brita ou concreto.
  • A aspiração indica a quantidade de ar que o aspirador consegue sugar em um determinado período de tempo. Quanto maior a aspiração mais produtivo é o aspirador, pois vai conseguir aspirar os resíduos mais rápido.
Um aspirador de 3 motores é “mais forte” que um aspirador de 2 ou 1 motor?
  • Pode parecer contra intuitivo, mas não. Um aspirador de 3 motores tem uma força de vácuo (mmH2O ou kPa) igual à de um aspirador de 2 ou 1 motor. A diferença está na produtividade.Um aspirador de 3 motores tem muito mais aspiração que a versão com 2 ou 1 motores, e com isso consegue completar o serviço mais rápido. Enquanto um aspirador de 1 motor tem em média 180m³/h de aspiração e um de 2 motores tem 340m³/h, um aspirador de 3 motores tem 510m³/h de aspiração.Outra vantagem dos aspiradores de 3 motores é que podem ser utilizados por mais tempo, intercalando os motores de aspiração (ex.: ligando um de cada vez e alternando com o tempo) para evitar superaquecimento.
Como saber o equipamento ideal para minha demanda?
  • O ideal é sempre conversar com um vendedor ou representante IPC para se certificar do modelo mais indicado para sua necessidade de limpeza.
Posso usar as extratoras para limpar pisos frios, ela faz a mesma limpeza que as lavadoras de piso?
  • As extratoras podem sim ser utilizadas para lavagem de pisos frios. A diferença da lavagem comparada às Lavadoras de Piso Automáticas é a produtividade a maior ação mecânica das lavadoras.
Qual o tamanho máximo de mangueira que posso utilizar?
  • Em aspiradores o tamanho máximo indicado é 20 metros. Para extratoras o tamanho máximo é de 5 metros para os modelos Lava, A135 EXT e P150 EXT e de 10 metros para os modelos A162 EXT, A262 EXT, Lavacar 80 e P280 EXT.
Posso limpar banco de couro com as extratoras?
  • Não. Bancos de couro demandam um processo de limpeza e químicos especiais, além de um esforço mecânico maior. As extratoras são indicadas para a limpeza de estofados de tecido, carpetes e pisos frios.
A extratora deixa o tecido totalmente seco?
  • Não. As extratoras usam o poder de vácuo e aspiração dos motores para retirar o máximo de água possível, porém, como o processo é rápido e feito a frio o carpete/estofado fica levemente úmido. A secagem total ocorre por evaporação e demora cerca de 1 hora.

 

Lavadoras de Alta Pressão

 

Qual a diferença das lavadoras Cold e Premium?
  • Cold: Lavadoras de Alta Pressão Água Fria

    Premium: Lavadoras de Alta Pressão Água Fria e Quente

Qual o tipo de bomba das lavadoras de alta pressão IPC?
  • As bombas das lavadoras Cold e Premium IPC possuem bomba radial Interpump. As bombas radiais são mais resistentes e duráveis e podem alcançar pressões maiores.

Qual a diferença entre os bicos reto, leque e turbo?
  • O bico reto concentra toda a pressão da máquina em um ponto. O bico leque divide a pressão em uma linha de lavagem, com maior amplitude. O bico turbo combina a pressão do jato reto com a amplitude do bico leque. Confira na imagem:

Como as lavadoras de água quente esquentam a água?
  • Nas lavadoras Premium a água passa já pressurizada por uma serpentina dupla em espiral dentro de uma caldeira. Confira abaixo a imagem de uma caldeira por dentro:

Qual o consumo de diesel nas lavadoras de água quente?
  • O consumo de combustível pode variar dependendo da pressão e temperatura ajustados na máquina.

    Premium 1800: Tanque de 4 litros. Consumo médio de 1,8 litros/h = 2h15min

    Premium 2600 e 2900: Tanque de18 litros. Consumo médio de 5,8 litros/h = 2h40min

Lavadoras de Piso

Qual significado dos nomes das lavadoras?

 

  • As lavadoras de piso tem um nome que ajuda a classifica-las em ordem crescente de capacidade de piso e produtividade. As letras CT indicam a linha de produtos Clean Time, das lavadoras de piso. Os números da sequencia indicam a capacidade média do tanque de solução do equipamento. Por exemplo: Uma lavadora CT15 tem um tanque de 15 litros, e uma CT40 tem um tanque de 40 litros.
Em que tipo de piso posso usar as lavadoras?

 

  • Lavadoras de piso automáticas são indicadas para a limpeza de pisos acabados e uniformes, com ou sem tratamento. Dependendo do tipo de piso as máquinas podem ser ajustadas para realizar a limpeza de forma mais eficiente. Pisos sem tratamento ou porcelanatos – devido ao rejunte, por serem porosos ou com pequenos desníveis, devem ser limpos utilizando a escova de nylon.

 

O que é o sistema ECS?
  • O sistema ECS é uma inovação exclusiva patenteada do Grupo IPC. O sistema ECS (Eco Cost Cleaning Solution) utiliza várias tecnologias para reduzir os custos de operação de uma lavadora de pisos e economizar recursos naturais.Lavadoras com o sistema ECS utilizam suportes com discos de mocrofibra laváveis ao invés dos discos de PET tradicionais. Os discos de microfibra giram a uma velocidade de 600 rpm (contra apenas 200 das lavadoras tradicionais) e com isso podem realizar a limpeza com uma economia de até 90% de químicos e 80% de água. Devido ao uso reduzido de água é possível reduzir a potência do motor de aspiração, o que torna o equipamento pelo menos 6dB mais silencioso. A redução no uso de água também aumenta a produtividade real da lavadora uma vez que o operador consegue realizar todo o processo de limpeza sem ter que parar para recarregar a água.

 

O que é o sistema Eco Select das lavadoras de piso IPC?
  • O sistema Eco Select está presente em algumas lavadoras IPC. É um “Modo Econômico” de trabalho, em que o operador pode escolher reduzir a potência do motor da escova e/ou do motor de aspiração em 20%.Testes realizados pela IPC em sua matriz na Itália identificaram que para a maior parte das situações de trabalho essa redução não impacta na qualidade da limpeza. Com o modo Eco Select ativado a lavadora ganha até 20% mais autonomia de bateria. O modo Eco Select pode ser ativado e desativado sempre que o operador decidir.
Como identificar a máquina que melhor atende a minha demanda?
  • São vários os fatores que influenciam na hora de dimensionara lavadora certa. Sempre que possível recomendamos que entre em contato com nossos vendedores e representantes para solicitar uma consultoria.De forma bem generalizada podemos definir o modelo ideal baseado na área a ser limpa e pela produtividade real do equipamento.Geralmente a área a ser limpa é de 35-50% da área total, pois o restante está ocupado por móveis, prateleiras ou mercadorias. A produtividade real das lavadoras de piso é influenciada pela forma como o operador a utiliza. De forma geral é igual a 45-50% da produtividade total ou nominal. Exemplo: Se sua empresa precisa limpar um barracão de 6.000 m² e a área a ser limpa é de 50% =3.000 m². Uma lavadora CT40 tem uma produtividade nominal de 1750 m²/h. Durante a carga da bateria, de 3,5 horas, a máquina lava teoricamente 6125 m². Sabemos que para chegar à produtividade real devemos subtrair 50% desse valor, então a produtividade real seria de aproximadamente 3062,5 m².

    Nesse caso, a lavadora CT40 poderia atender à necessidade.

    Mas lembre-se de que essa é apenas uma estimativa grosseira e que o ideal é semrpe contar com a ajuda de um consultor IPC.

O que é suporte de disco, disco e escova?
  • A escova de nylon e o disco de limpeza são a parte da lavadora que terão contato com o piso para realizar a limpeza. A escova de nylon tem cerdas que vão se desgastando com o uso. Quando a escova atinge um limite, deve ser substituída. O disco de limpeza tem uma vida útil menor, mas tem um custo também menor e pode ser substituído com facilidade. O disco é encaixado no suporte de discos que é a peça que se encaixa na máquina.
Quando devo utilizar disco de limpeza ou escova?
  • A escolha entre escova e disco de limpeza vai depender do tipo de piso que será limpo. Escova: Indicada para pisos rústicos ou com pequenos desníveis como porcelanatos, azuleijos e pisos sem tratamento. Disco de limpeza: Indicado para pisos uniformes e com tratamento. A cor do disco ideal também é influenciada pelo tipo de piso. Há discos abrasivos, indicados para limpeza pesada e remoção do tratamento, como o disco preto, e discos polidores, indicados para manutenção do brilho de pisos tratados – como os discos branco ou bege.
Quais modelos de lavadoras são tracionadas?
  • Há dois tipos de tração nas lavadoras: tração assistida pela escova e motor de tração. Tração assistida pela escova: São máquinas sem motor de tração, mas que, graças ao seu projeto e distribuição de peso ideais, requerem muito pouco esforço do operador para serem movimentadas. São elas: CT15, CT30, CT45, CT55, CT40 e CT70. Tração por motor elétrico: São automáticas e com controle de velocidade. A tração é acionada quando o operador pressiona a alavanca. São as máquinas: CT100, CT80, CT110, CT160 e CT230.
Posso usar as lavadoras para aspirar poeira (pós-obra)?
  • Não. As lavadoras são projetadas para realizar a lavagem do piso já varrido e não devem ser utilizadas em pisos com detritos grandes ou grande quantidade de poeira.A poeira em demasia cria uma lama dentro da máquina que danifica os componentes internos e o motor de aspiração.Para pisos com muita poeira deve ser utilizada uma varredora de pisos antes da lavagem.
As lavadoras IPC possuem algum sistema de segurança para o operador da lavadora?
  • Todas as lavadoras foram projetadas pensando na segurança do operador. Todos os modelos tracionados possuem um botão de segurança que desliga todas as funções da máquina em caso de emergência.Para lavadoras dirigíveis, além do botão de emergência, há também um sistema redutor de velocidade durante as curvas e ré, para evitar acidentes. Na CT105, único modelo pedestre tracionado, há também um protetor anti-esmagamento, que inverte a direção da máquina caso o operador, durante a ré, fique preso entre a máquina e uma parede, por exemplo.

 

Varredoras de Piso

 

Qual a diferença da varredora 1050E e a 1050DP?
  • A alimentação. A varredora 1050E é Elétrica, ou seja, movida a baterias. A varredora 1050DP é Dual Power. É alimentada por um motor à combustão e também por baterias. É ideal para uso em áreas externas e internas com o mesmo equipamento. Durante o uso com motor à combustão a máquina carrega as baterias, que garantem mais uma hora de autonomia somente com eletricidade.

 

Em que tipo de área posso usar as varredoras?
  • Áreas externas e internas, desde que não haja desníveis muito acentuados no piso (buracos). Também não devem ser usadas em áreas molhadas (com poças).

 

Há alguma especificação de equipamentos que devem ser utilizados em áreas externas e internas?
  • Todas as máquinas podem ser utilizadas em áreas internas, porém recomendamos utilizar somente máquinas à bateria em áreas internas devido aos gases produzidos por motores à combustão.
Uma varredora substitui o trabalho de quantos operadores em média?
  • É difícil dizer a quantidade exata. Como comparação, podemos dizer que uma varredora 510M, que tem uma produtividade de 1750m²/h pode substituir entre 7 e 10 operadores com vassoura e pá.
As varredoras também aspiram a poeira?
  • Sim, com exceção do modelo 510M, que é totalmente mecânico. Todos os demais modelos possuem um motor de aspiração e um filtro (de papel ou poliéster) para reter a poeira. A aspiração da poeira evita que a máquina levante uma nuvem quando passa em locais com muita poeira.

 

High Pure

 

O que é osmose reversa?
  • Para entender a osmose reversa primeiramente devemos entender o que é a osmose. Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água).Na osmose a água se move do meio hipotônico (mais “pura”) para o lado hipertônico (mais “suja”).Na Osmose Reversa aplica-se pressão do lado hipertônico (água “suja”) para obter forçar a água para o lado hipotônico (água “pura”).
Por que o High Pure não utiliza químicos?
  • As moléculas de água funcionam como pequenos imãs que se ligam às moléculas de sujeira.O High pure utiliza água 100% pura para efetuar a lavagem dos vidros. A água pura encapsula a poeira e faz escorrer do vidro. Depois de seco não restam manchas de gotas, como acontece normalmente com o uso de água da torneira.
A haste de 16 metros faz uma limpeza de quantos andares de altura?
  • A haste de 16 metros consegue lavar a uma altura de 19 a 20 metros (haste+suporte da escova+altura do operador).Considerando um pé direito de 2,5 a 2,8 metros, consegue lavar entre 6 e 7 andares de altura.
Qual diferença da haste de 10 e 16 metros?
  • Além do tamanho, o material também é diferente.A haste de 10 metros é telescópica e feita de fibra de vidro, o que a torna um pouco mais flexível. A haste de 16 metros é modular, ou seja, é feita de módulos separados de 1,5 metros. É feita de fibra de carbono e é mais rígida e resistente.

 

Limpadoras com Vapor

 

Posso fazer a limpeza externa de veículos com as limpadoras a vapor IPC?
  • Sim, é possível limpar a lataria de veículos com o vapor. Algumas empresas inclusive oferecem esse serviço como um diferencial na sustentabilidade, uma vez que são gastos pouco menos de 5 litros para lavar um veículo com vapor.Mas como a limpeza é feita com alta temperatura (120°C), recomendamos sempre realizar um teste em uma parte pequena e pouco visível da superfície.
Há restrição para limpar tecidos?
  • Sempre realize um teste antes de efetuar a limpeza em toda a superfície. Deve-se ter cuidado principalmente com tecidos sintéticos, que podem deformar na presença de altas temperaturas.
As limpadoras a vapor utilizam químicos?
  • As limpadoras com vapor também são extratoras. Possuem um tanque para água limpa, que vai para a caldeira e é transformada em vapor, e também um tanque de solução detergente (que não passa pela caldeira). Podem utilizar os mesmos detergentes para extratoras: Limpador Soteco e Clareador Soteco.
Quanto tempo as limpadoras demoram para atingir sua temperatura máxima?
  • As limpadoras com vapor precisam de aproximadamente 15 minutos para atingir a temperatura de vapor, porém, uma vez que a caldeira está quente não é necessário desligá-la para recarregar. Basta adicionar água limpa no reservatório que uma bomba pressuriza a água para dentro da caldeira à medida em que é utilizada .