Você já deve ter se deparado com máquinas lavadoras de piso enquanto circulava por estabelecimentos comerciais, como shoppings e supermercados, não é verdade? Em geral, elas têm a aparência de um pequeno veículo com equipamentos de limpeza acoplados na parte inferior da frente.

Apesar de serem muito parecidas, existem diferenças altamente relevantes que precisam ser consideradas de acordo com as necessidades de limpeza de cada local. Por exemplo, a limpeza de um piso liso e brilhante requer cuidados específicos e diferentes dos cuidados que se tem ao limpar superfícies rústicas, porosas e sem brilho, como em indústrias.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos as principais diferenças e aplicações entre máquina lavadora com escova e com disco de limpeza. Além disso, você entenderá como escolher o equipamento mais adequado para a limpeza de sua empresa. Continue a leitura para conferir!

Quais são as principais características de uma máquina lavadora com escova e com disco de limpeza?

Uma máquina lavadora de pisos é um equipamento profissional de limpeza que expele água com detergente e realiza um processo automático de esfrega da superfície. Há uma borracha acoplada na parte de trás que é ligada ao aspirador, auxiliando a aspiração da água suja e proporcionando um processo de limpeza seco e eficiente.

Vale ressaltar, ainda, que tanto a escova como o suporte para o disco ficam localizados na parte da frente da máquina.

Máquina lavadora com escova

As cerdas das escovas podem medir de 4 cm a 5 cm de altura e são produzidas em náilon, ou tynex, um material que mescla aço e plástico, sendo destinadas a pisos que não sejam lisos. Ou seja, superfícies com irregularidades como lajotas, cimento, ladrilhos, entre outros.

Durante o processo de limpeza profissional, o operador da máquina lavadora pode usar o equipamento com a escova para potencializar a ação mecânica. Sendo assim, a escova é indicada para pisos ásperos, irregulares e sem brilho.

Máquina lavadora com disco de limpeza

Se a sua necessidade é limpar pisos e superfícies lisas, sem irregularidades e brilhosas, como porcelanato, pisos de shoppings ou supermercados, certamente o disco de limpeza é o acessório ideal para acoplar em sua máquina lavadora.

Para escolher o modelo do disco deve-se considerar o nível de sujeira e o tipo de piso, já que existe uma opção para limpeza, sendo divididas em cores. Por exemplo, os tons mais claros são direcionados à proteção, lustração e limpezas leves. Enquanto os tons mais escuros, são indicados para remoção e limpeza de sujeiras densas.

Um disco preto raramente deve ser usado na limpeza do piso de um shopping, pois ele é muito agressivo e pode danificar a superfície, riscando-o e retirando o seu brilho. É comum que nesse tipo de piso, utilize-se um disco verde caso ele esteja encardido, ou um disco de cor champanhe, caso tenha muito brilho.

É necessário adquirir máquinas diferentes para utilizar escova e disco na limpeza?

Não! Existe somente um modelo de máquina lavadora. Tanto a escova como o disco são acessórios que são acoplados no equipamento de acordo com a necessidade de limpeza do estabelecimento em questão.

Lembrando que uma das vantagens dessa máquina é que ela é versátil. Ou seja, o mesmo equipamento pode ser utilizado em diferentes tipos de piso, bastando apenas trocar os acessórios (o processo é simples e intuitivo).

Dado esse contexto, um trabalho de consultoria com uma empresa especializada é muito importante, pois ela ajudará em aspectos como o dimensionamento da área, além de fornecer orientações a respeito da máquina e os acessórios mais adequados à área que você pretende limpar.

O que considerar na hora de escolher uma máquina lavadora com escova ou disco de limpeza?

Tipo de escova

O primeiro passo é descobrir o tipo de escova. Uma dica útil é consultar o Círculo de Sinner, para identificar a intensidade da sujidade, o tempo necessário para realizar a limpeza e qual o composto químico mais adequado.

Dimensão do local

É preciso dimensionar a metragem quadrada que será limpa e o tempo necessário para que essa tarefa seja realizada por completo para, então, escolher a máquina lavadora ideal.

Dessa forma, é possível identificar se será necessária uma máquina de pequeno, médio ou grande porte e se é de uma escova ou disco que o estabelecimento precisa.

Pense no seguinte contexto: o estabelecimento tem 10 mil metros quadrados. Uma máquina com bateria, cuja duração é de três horas por ciclo de limpeza, sendo necessárias oito horas para carregá-la, terá capacidade para lavar até dois mil metros por hora. Ou seja, antes que a bateria se esgote, você conseguirá limpar apenas seis mil metros quadrados.

Se a necessidade de limpeza for maior, será preciso adquirir uma máquina de porte superior, com duas escovas e capacidade para lavar até quatro mil metros por hora. Entende por que uma consultoria especializada é importante?

Tipo do produto químico

O último passo é a escolha do produto químico. A máquina lavadora é capaz de usar o mais variados tipos de produtos químicos, mas é imprescindível tomar cuidado com a composição do piso, pois o produto errado pode comprometer a sua integridade.

Por exemplo, no chão de um estabelecimento como uma indústria, é comum que o piso seja rústico e contenha respingos de óleo. Um detergente desengraxante e de alta alcalinidade é uma ótima opção. Agora, se o mesmo composto for usado em um piso com tratamento especial com cera, as chances de estragá-lo são grandes.

Antes de concluirmos o conteúdo vale ressaltar, ainda, que independentemente de você escolher uma máquina lavadora com escova ou disco de limpeza, o fato é que o tipo de produto químico pode fazer toda a diferença no processo.

É imprescindível que você escolha um produto que não forme espuma, pois as bolhas transferem ar para o equipamento, porque juntamente com água e sabão, elas são aspiradas pelo motor, podendo danificar seriamente a máquina e gerar grandes prejuízos.

Quer saber mais sobre como funciona uma máquina lavadora com escova ou com disco de limpeza? Quer conhecer mais benefícios que ela pode proporcionar para sua empresa? Então entre em contato com a gente para que possamos ajudar!