Assegurar que o ambiente industrial esteja sempre limpo e adequado ao trabalho é uma das grandes responsabilidades de um gestor de limpeza. O desafio se torna ainda maior quando é preciso desenvolver uma limpeza rápida e eficiente.

É comum encontrarmos dúvidas ao executar esse tipo de processo, afinal, aquela velha máxima de que a “pressa é inimiga da perfeição” também se aplica e essas situações. Portanto, quando falamos em realizar uma higienização rápida, não nos referimos a um procedimento apressado, mas sim com a utilização das técnicas e equipamentos adequados capazes de reduzir o tempo gasto com a limpeza. A limpeza rápida e eficiente.

Como nós sabemos que essa ainda é uma das grandes dificuldades em indústrias, preparamos esse material. A seguir você verá como é possível limpar sua indústria de maneira rápida, sem deixar de lado a qualidade do procedimento.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre o assunto? Prossiga com a leitura!

Eliminação de resíduos industriais

Durante o processo de produção, é natural que diversos resíduos sejam gerados, como embalagens da matéria-prima, sobras de produção, resíduos sólidos e líquidos. Fazer com que todo esse lixo não fique acumulado pela indústria não é uma tarefa simples e, via de regra, exige uma atuação bastante eficiente da equipe de limpeza.

Assim sendo, a dica é desenvolver coletores de resíduos por toda a fábrica — inclusive, com coleta seletiva — e investir em conscientização e treinamento de funcionários. É preciso que todos entendam a importância de realizar o descarte no local adequado e os benefícios que isso traz, em especial à sua saúde e produtividade.

Além disso também é importante identificar os pontos onde a sujeira é gerada dentro do ambiente para que se possa efetuar a limpeza de forma mais eficiente e localizada, evitando que se espalhe e contamine outras áreas.

Essas estratégias auxiliam o processo de limpeza e reduzem consideravelmente o tempo que a equipe gasta para reunir todo o lixo, separar e realizar o descarte adequado. Por isso, avalie bem essas ideias.

Limpeza de todos os ambientes

Quanto mais tempo um local demora a ser limpo, mais sujeira se acumula e, consequentemente, mais demorada e complexa será o processo de limpeza.

Portanto, para que esse procedimento não se torne mais difícil e demorado do que precisa ser, é aconselhável que você tenha um cronograma que inclua todos os ambientes industrias, como:

  • corredores;
  • banheiros;
  • sala das máquinas;
  • linhas de montagem;
  • vestiários;
  • refeitórios;
  • estoque;
  • maquinário.

Não deixe qualquer local da fábrica sem higienização por muito tempo, pois além de favorecer a proliferação de microrganismos que são prejudiciais à saúde e contaminam o produto, isso também afeta a via útil dos equipamentos.

Cuide para que todos os resíduos sejam retirados e se atente, principalmente àquela sujeira que não pode ser vista a olho nu, mas que precisa de um processo de desinfecção com a utilização de produtos específicos.

Limpeza rápida e eficiente dos pisos

O piso de uma indústria merece máxima atenção por parte da equipe de limpeza. De modo geral, é interessante que a higienização seja realizada a cada dois dias, já que, diante da grande circulação pela fábrica, é no piso que maior parte da sujeira se instala.

Além disso, para que a limpeza seja rápida e ao mesmo tempo eficiente, a dica é utilizar materiais adequados e especialmente desenvolvidos para esse tipo de limpeza mais pesada, como:

Enfim, a ideia é fazer uso de equipamentos profissionais desenvolvidos para o ambiente industrial. Lembre-se de que utilizar equipamentos residenciais não é muito eficiente e fará com que a equipe perca muito mais tempo com a tarefa.

Limpeza de vidros e fachadas

Limpar vidros pode se tornar uma grande dor de cabeça caso não se adote as técnicas adequadas e se utilize os produtos e equipamentos corretos. Portanto, fique atento a esse tópico.

A primeira noção que você precisa ter é que as vidraças, janelas e portas de vidro precisam ser higienizadas periodicamente. Prolongar o intervalo entre uma limpeza e outra é um erro que pode reduzir a vida útil do vidro e prejudicar sua transparência e beleza.

Além disso, você deve sempre utilizar produtos adequados. Existem excelentes limpa vidros no mercado, portanto invista em bons produtos e evite soluções caseiras, pois isso reduz o tempo gasto com a limpeza.

A última dica diz respeito aos equipamentos utilizados nesse procedimento. Principalmente em relação à fachada da indústria ou janelas altas, é necessário que você tenha as ferramentas adequadas, como lavadoras de vidro em altura, que, além de facilitar a limpeza, forneçam segurança aos seus funcionários.

Horário para realização do procedimento de limpeza rápida e eficiente

Limpar a indústria durante os horários de expediente é uma tarefa muito mais difícil e demorada. É realmente complicado executar certos procedimentos com a presença de outros funcionários e visitantes no local.

Portanto, procure avaliar que tipo de limpeza pode ser realizada durante o expediente e aquelas que serão desenvolvidas mais rapidamente e com maior eficiência quando o fluxo de pessoas no local estiver reduzido.

Por exemplo, limpar o local da linha de produção e as máquinas durante o expediente pode inviabilizar todo o trabalho do setor e, consequentemente, afetar os resultados da empresa. Por isso, nesse caso é interessante que se organize um horário alternativo para esse procedimento, preferencialmente em um turno que não atrapalhe o trabalho.

Por outro lado, a limpeza do piso pode ser realizada por partes e seguindo uma escala. Assim, com a utilização de Mops e os demais equipamentos, você poderá sinalizar o local e realizar a higienização com segurança, rapidez e eficiência, sem que isso afete o funcionamento da indústria.

Aprendeu muito no post de hoje? Conforme ficou demonstrado, apesar de ser um trabalho minucioso, é perfeitamente possível realizar uma limpeza rápida, segura e eficaz em um ambiente industrial. Para tanto, basta que você invista em equipamentos e ferramentas adequadas e utilize as melhores estratégias e técnicas. Seguindo as nossas dicas, tenha certeza que você conseguirá executar um bom trabalho, aumentando a produtividade de todo o processo de limpeza.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre limpeza industrial? Então, não perca tempo e siga a nossa página no Facebook!