Um ambiente de trabalho limpo, seja ele um escritório, fábrica ou academia, é indispensável para garantir o máximo de aproveitamento da sua equipe. Por isso é importante investir bem na sua equipe de limpeza. Porém, junto a essa necessidade, vem uma questão: seria melhor ter limpeza terceirizada ou contratar um time interno? A resposta não é tão clara quanto aparenta ser.

Para encontrar a solução que mais se adéqua ao seu contexto, é bom saber quais são os prós e contras de cada opção. Quanto mais informação, mais bem embasada será a sua decisão. Pensando nisso, trouxemos aqui uma pequena lista das principais características de cada tipo de contratação, o que vai te ajudar a escolher aquela mais adequada para as suas necessidades. Confira:

Características da equipe interna de limpeza

1. Sinergia entre empresa e profissionais

Mesmo setores que podem ser considerados secundários ainda são mais úteis quando estão atuando em sintonia com os demais. Isso inclui a organização de tarefas, distribuição de responsabilidades (sua equipe também é responsável pela preservação do local de trabalho) e administração de recursos. Quanto maior for a sinergia de todos, maior será o rendimento.

Com isso em mente, a melhor maneira de sintonizar a equipe de limpeza com o resto dos setores é possuir um time interno bem estruturado. A limpeza terceirizada tem um caráter mais rotatório, o que dificulta a construção de um espaço mais cooperativo. Todos terão mudado antes de aprenderem a trabalhar em sintonia.

2. Comprometimento da equipe

Outro aspecto importante é que, como uma equipe interna de limpeza responde diretamente a você e faz parte do seu negócio, é possível esperar maior comprometimento de todos com os objetivos empresariais e seus outros componentes. Isso inclui partilhar dos valores da empresa e oferecer sua própria contribuição para melhorar os resultados.

Por exemplo, uma equipe interna é mais propensa a encontrar novas soluções para problemas antigos, otimizando o próprio trabalho. Colaboradores terceirizados não respondem diretamente a você nem vão necessariamente compartilhar sua visão. Estão lá apenas para prestar um serviço especificado de forma eficiente e direta.

3. Possível redução do custo final

Uma empresa de limpeza terceirizada, como qualquer negócio, precisa de uma margem de lucro para seus serviços. Isso significa que, para obter a mesma equipe por meio da terceirização, você deverá adicionar uma porcentagem ao custo do serviço. Em outras palavras, mandar outra pessoa fazer algo é mais materialmente caro do que fazer você mesmo.

Ao contratar uma equipe interna (e partindo do princípio que você se dedique a administrá-la bem), o custo final pode ser bem menor. Você ainda terá que pagar pelos materiais, salários e encargos trabalhistas, mas esses mesmos gastos já estariam incluídos na taxa de serviço terceirizado.

4. Maior custo administrativo

Por outro lado, a equipe interna ainda possui um revés: tempo e recursos ainda precisam ser dedicados apenas para fazer a gestão correta do time. Movimentação de documentos, criação de rotinas, entre outras tarefas, terão que ser assumidas. E esse tempo poderia ser dedicado ao core business da empresa.

Antes de tomar uma decisão definitiva, pense no tempo que será desviado para a administração da equipe e o quanto poderia ser produzido nesse mesmo intervalo. Se você puder fazer essa gestão de maneira eficiente, o impacto será menor, mas se estiver com dificuldades, a perda de produtividade pode não ser a melhor opção.

Características da limpeza terceirizada

1. Especialização no serviço

Ao contratar uma equipe de limpeza, você espera que eles saibam fazer o serviço com rapidez e eficiência, sem consumir mais do que o necessário. Porém, isso exige treinamento, prática e alguma expertise na área. Coisas que você pode não saber identificar à primeira vista no momento da contratação.

Um time terceirizado, por outro lado, vem de uma empresa cujo core business é a limpeza e preservação de ambientes. Dessa forma, uma fornecedora de boa qualidade pode garantir um grupo de profissionais com maior especialização, que manterão o seu local de trabalho limpo sem gastar mais recursos do que o necessário.

2. Flexibilidade e escalabilidade

Muitas empresas possuem uma filosofia de crescimento constante. Sempre se adaptando, mudando objetos de lugar, buscando novas filiais, um espaço maior, e assim por diante. Para que essa expansão seja otimizada, seus componentes devem poder se adaptar facilmente durante essas mudanças. Nesse contexto, a limpeza terceirizada é uma ferramenta mais flexível.

Em primeiro lugar, é possível fazer alterações nos contratos para garantir que sempre haja uma equipe disponível e de acordo com o tamanho atual do negócio. Basta entrar em contato com a empresa e pedir para chamar mais 5 profissionais, ou dizer que você está mudando de local e é melhor trocar a equipe para facilitar o acesso.

3. Menos trabalho administrativo

Como já mencionamos, uma equipe de limpeza exige tempo para ser gerenciada. Tanto do ponto de vista humano, acompanhando o seu dia a dia, quanto do burocrático, verificando pagamentos e documentações. Porém, na terceirização, suas obrigações aqui são bem mais limitadas, pois há outra empresa administrando toda a equipe.

Dessa forma, você delega parte das suas tarefas administrativas para um time dedicado, ganhando mais tempo para focar no core business da sua empresa e compensar esse custo extra.

4. Controle de atividades reduzido

Claro, também existe um contra envolvido na limpeza terceirizada. Como a equipe não responde a você diretamente, sua capacidade de geri-la é limitada. Você pode fazer as mesmas exigências que qualquer cliente faria para um profissional contratado, mas não pode ditar quais métodos serão utilizados em detalhes. O resultado é que você pode exercer menor controle.

Em muitos casos, isso não é um grande problema. Porém, se você tiver qualquer desacordo ou conflito com relação à forma como o trabalho é realizado, pode ser que a burocracia atrase um pouco as soluções.

Agora que você entende melhor as diferenças entre a limpeza terceirizada e feita internamente, pode fazer a escolha que melhor cabe no seu negócio. Quer continuar vendo nossas dicas? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique sempre por dentro de nossas novidades.