Nem sempre as organizações têm a possibilidade ou real necessidade de contratar uma prestadora de serviços de limpeza empresarial. No entanto, isso não diminui a necessidade de se ter processos de limpeza eficientes dentro das companhias.

Para aliar qualidade profissional à limpeza da sua empresa, relacionamos alguns pontos que ajudarão você otimizar os processos e melhorar o desempenho dos seus colaboradores. Confira!

Estabeleça padrões de qualidade da limpeza empresarial

A primeira ação para aumentar a qualidade da limpeza que você oferece aos seus clientes é a padronização de processos. Isso é importante porque a forma com que a sua equipe trabalha pode influenciar — e muito — na satisfação dos demais profissionais e no custo para a sua empresa.

O simples fato de mudar a forma com que se limpa um piso ou como se utilizar um carro funcional, por exemplo, pode gerar insatisfação nos demais trabalhadores ou maior gasto de insumos. Por isso, estabelecer padrões para os procedimentos de limpeza é primordial.

Ao alinhar os processos com os demais setores da empresa, você também deve pensar em como a limpeza pode ajudar a otimizar o serviço de cada um deles. Por exemplo, deixar para limpar o escritório ou um chão de fábrica no período em que os trabalhadores daquelas equipes estão almoçando ou ausentes é uma estratégia eficaz.

Busque a opinião dos demais colaboradores

Para ajudar você a estabelecer padrões de qualidade, o seu conhecimento técnico e do negócio da sua organização certamente trarão benefícios. Mas também é preciso aprender a ouvir as necessidades e opiniões dos colegas. Isso porque quem está de fora de um processo pode percebê-lo sem seus vícios e, assim, contribuir muito para a otimização dele.

Ou seja, o ideal é que, inicialmente, você sente com os demais gestores e lideranças para entender as necessidades deles. Mesmo no decorrer das atividades, sempre busque um feedback. Procure saber se a qualidade do trabalho de sua equipe de limpeza está agradando e o que mais poderia ser feito para melhorar a satisfação dos demais colaboradores da sua empresa.

Isso pode parecer difícil, mas é até muito simples de ser feito. Pode partir de uma ação de relacionamento com os demais gestores ou ser realizado por meio de pesquisas de satisfação — existem até mesmo dispositivos que automatizam o processo de avaliação.

Invista em inovações

Apesar de gerar muitas dúvidas quanto à eficiência, os produtos inovadores merecem um voto de confiança. Afinal, a proposta de boa parte deles é otimizar o trabalho, reduzindo os esforços de seus colaboradores e automatizando a limpeza de espaços para mantê-los constantemente limpos. Isso tudo sem aumentar a equipe de serviços gerais e gerar custos para os quais qualquer diretoria costuma torcer o nariz.

Para ilustrar esse tópico, podemos citar aqueles robozinhos domésticos que são programados para, na ausência dos moradores, percorrer a casa varrendo o chão. Dificilmente esse tipo de equipamento seria bem aceito há alguns anos. Mas, com a vida corrida das pessoas, com homens e mulheres trabalhando fora de casa e, muitas vezes, sem condições de manter um calendário fixo de faxinas, esses robozinhos estão ganhando os lares do mundo todo.

Da mesma forma, a sua empresa pode ser beneficiada com as lavadoras de piso. Com profissionais bem treinados, esses equipamentos vão otimizar o trabalho, agilizando a limpeza de pisos diversos. O resultado certamente será maior economia e um ambiente de trabalho muito mais limpo para seus colegas de trabalho.

Escolha equipamentos e produtos verdes

O mundo já acordou para a necessidade de atentarmos para o meio ambiente — desde a utilização de produtos não poluentes até a economia de água. Basta lembrar de como, na última década, a cidade de São Paulo passou por uma forte estiagem e racionamento no fornecimento de água.

Boa parte das prestadoras de limpeza empresarial já se adaptou. Por isso, investir em inovações e equipamentos que reduzem o desperdício de insumos é também importante para otimizar os resultados do serviço da sua equipe.

Um exemplo simples desse tipo de mudança é a substituição da mangueira por lavadoras de alta pressão, que propiciam um resultado melhor na limpeza pesada e menos gasto de água ou, ainda, os geradores de vapor, reduzindo o esforço dos seus profissionais na limpeza de cozinhas industriais.

Qualifique sua equipe de limpeza

Qualificar a sua equipe de profissionais é tal qual a base e a cereja de um bolo. Você precisa compreender que seus colaboradores devem entender como uma limpeza empresarial pode ser melhorada e a importância dela para sua empresa. Ou seja, eles devem ser treinados desde o momento em que começam a trabalhar para você.

No entanto, isso não basta. A qualificação do seu pessoal deve ser permanente. Seja para aprender a operar uma nova máquina que sua empresa adquiriu para otimizar o trabalho deles ou para entender a necessidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em determinadas ações de limpeza.

Além desse conhecimento técnico, é preciso lembrar que a sua equipe, muito provavelmente, está em contato direto com profissionais de todos os demais níveis hierárquicos, desde um operário até o presidente ou proprietário da companhia. Ou seja, também é preciso investir em treinamento humano. Cursos e palestras de relacionamento interpessoal e de língua portuguesa, dinâmicas sobre como lidar com as pessoas e como se portar podem gerar resultados impressionados para a sua gestão.

Como você pode observar, aumentar a qualidade da limpeza empresarial de sua responsabilidade, necessariamente, se apoia em dois aspectos: o técnico, com a padronização de processos e modernização dos equipamentos de trabalho da sua equipe; e o humano, com o treinamento do seu pessoal para se relacionar melhor com os demais colegas de trabalho.

Isso tudo pode parecer demandar altos investimentos. Mas, com criatividade, você pode desenvolver ações econômicas em todos esses aspectos. Além disso, é importante lembrar que esses investimentos certamente gerarão muitos bons frutos, já que uma boa limpeza empresarial melhora o desempenho de todos os profissionais da organização.

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