Um desafio comum entre os gestores de limpeza é implementar a higienização inteligente dentro das indústrias. Muitos fatores precisam ser considerados para planejar o processo, como tempo, tipo de sujeira, ambiente e equipamento a ser utilizado.

Em situações de limpeza pesada, como no segmento de indústria, a varredora de piso pode ser um diferencial. O equipamento intensifica a ação mecânica que compõe o Círculo de Sinner, contribuindo para a eficiência do trabalho da equipe.

Mas como escolher o equipamento? O que faz a varredora de piso IPC Brasil se destacar no mercado? Confira as respostas no nosso post!

Entenda como funciona uma varredora de piso

Como o próprio nome indica, uma varredora de piso é projetada para varrer rapidamente chãos de diversos tipos. A máquina recolhe diversos resíduos, fazendo a limpeza a seco, ou seja, apenas as partículas soltas no ambiente são recolhidas.

De maneira geral, as varredoras são utilizadas na primeira etapa de higienização em uma indústria. Como ela remove as sujeiras mais pesadas, facilita as outras fases de limpeza dos pisos. Além de diminuir o tempo, a empresa economiza recursos como água e energia.

Apesar de ser um equipamento útil para a higienização industrial, para escolher a varredora ideal para o seu negócio deve-se considerar alguns fatores, como:

Ambiente

O modelo de varredora precisa se adaptar ao ambiente. Avalie se o espaço é aberto ou fechado e dimensione a área que será limpa. Por exemplo, se a limpeza for em um pátio amplo e ao ar livre, a melhor opção é uma varredora dirigível para agilizar o processo.

Verificar o tipo de piso também é um aspecto importante. Carpete, mármore polido, madeira ou materiais mais ásperos podem não interagir bem com a máquina e tornar a limpeza ineficiente.

Modelo do equipamento

São muitas as opções existentes no mercado, desde as varredoras pequenas e leves até as dirigíveis. Para adquirir a melhor máquina para a sua organização, além de analisar o ambiente, é importante fazer a correlação da dimensão do equipamento com o espaço a ser limpo.

Por exemplo, você não precisa de uma máquina com homem a bordo e duas escovas laterais para limpar uma sala pequena. Para fazer a escolha acertada procure por uma empresa especializada. A IPC Brasil, por exemplo, oferece uma consultoria completa para facilitar a aquisição do equipamento.

Energia utilizada

O gasto de energia é outro fator a ser considerado antes de comprar uma varredora de piso. Geralmente, os modelos dirigíveis precisam de gasolina para funcionar, enquanto outros são movidos a bateria.

Pensar nesse aspecto é importante para planejar corretamente o processo de higienização. Por exemplo, se a ideia é usar a varredora de piso em áreas amplas, é mais adequado empregar uma máquina robusta e movida a gasolina.

Agora, se o objetivo é limpar com eficiência e segurança um espaço menor e com grande circulação de pessoas, o modelo a bateria é uma boa opção. Contudo, a varredora precisa ser recarregada mais de uma vez, o que pode aumentar o tempo de espera para ser usada novamente, por exemplo.

Então, o gestor precisa ficar atento e fazer uma projeção a longo prazo dos valores gastos, para não adquirir um equipamento que pese no seu orçamento.

Definindo esses valores, a compra da varredora de piso será mais fácil e eficiente. Com isso, a sua empresa aproveitará os benefícios do equipamento, que abordaremos no próximo tópico. Continue a leitura!

Saiba quais são os principais benefícios deste equipamento

Agora que você já sabe como escolher a varredora ideal para o seu negócio, é interessante entender quais as vantagens que ela pode trazer para a higienização industrial, que são:

Economia de tempo

Reduzir o tempo gasto na higienização é uma das metas das empresas para facilitar o seu cotidiano. A varredora de piso ajuda nesse objetivo, independentemente do modelo, utilizar o equipamento na limpeza da organização deixa o processo mais rápido.

Eficiência na limpeza

Nem sempre, ao usar a vassoura, é possível retirar dos pisos a sujeira por completo. Nesse sentido, a máquina varredora aumenta a qualidade da higienização, pois aspira os detritos e faz o armazenamento no seu tanque interno. Por funcionar dessa maneira, elimina com mais eficiência a quantidade de sujidade no ambiente.

Reaproveitamento da mão de obra

A higienização feita com o uso de uma varredora pequena equivale ao trabalho de até seis profissionais. Logo, a aquisição do equipamento otimiza a limpeza, permitindo ao gestor aproveitar a expertise dos seus colaboradores em áreas que exigem cuidados específicos e mais estratégicos.

Custo baixo

Para comprar uma varredora, a empresa precisa fazer um investimento maior. Contudo, a economia a médio e longo prazo compensa o valor gasto. Por exemplo, a varredora contribui para a redução no uso de materiais de limpeza e, consequentemente, na compra desses produtos.

Os equipamentos da IPC Brasil reúnem todas essas vantagens, por isso, adotá-los na sua empresa é uma opção interessante. Saiba, no próximo tópico, quais os modelos disponíveis para fazer a escolha adequada para o seu negócio.

Conheça os modelos das varredoras de piso IPC Brasil

Com alto desempenho, a IPC Brasil oferece nove modelos de varredoras. Abaixo, mostraremos os principais equipamentos e as diferenças entre eles:

Varredora 510M

De uso manual e altamente eficaz, essa varredora é recomendada para limpeza de pequenos materiais, como papel picado, bitucas de cigarro, lascas de madeira ou pedras. É mais utilizada em lojas de conveniências, farmácias, escritórios, escolas e outros ambientes que necessitem de um equipamento mais resistente e robusto.

Varredora 1050DP

Modelo dirigível, a 1050 DP varre e aspira simultaneamente sólidos em grandes áreas. Por possuir duas fontes de energia, pode ser utilizada com gasolina ou bateria. Além disso, possui sistema de acionamento e regulagem automática das escovas. Ideal para ser utilizada em áreas externas bem amplas e também em pequenas áreas internas.

Varredora 1450

O diferencial desse modelo, que também é dirigível e voltado para a limpeza de grandes áreas, é o seu design moderno e ergonômico. Além de levar mais conforto para o operador, a varredora possui sistema hidráulico para descarte de resíduos e grande capacidade de armazenamento. Essa varredora IPC possui ainda sistema de nivelamento da pressão da escova central e grande superfície filtrante.

Premium 161

Disponível em três versões (elétrica, diesel e GLP), essa varredora é equipada com direção hidráulica. É uma máquina dirigível, de fácil manutenção e alta durabilidade. Ideal para ser usada em áreas grandes e para limpeza mais pesada, pois tem ampla área filtrante com 6 m² em filtro poliéster.

Melhor limpeza, redução de gastos e otimização: adotar uma varredora de piso IPC Brasil traz todas essas vantagens para a sua indústria. Para saber outros detalhes sobre os equipamentos e como adquiri-los, acesse nosso catálogo!