Eficiência, qualidade e agilidade — esses são os três aspectos essenciais para desenvolver uma limpeza industrial satisfatória. Para atingir tal nível de excelência, é necessário que as empresas invistam em equipamentos específicos, visando a otimizar o processo de higienização.

Uma das máquinas mais utilizadas nas organizações é a lavadora de piso. Contudo, escolher a que melhor se ajuste às demandas de limpeza das empresas é um desafio para os gestores. Afinal, existem diversos modelos no mercado.

Nesse contexto, como escolher o melhor equipamento para o seu negócio? Como as lavadoras IPC Brasil podem ajudar a equipe de limpeza? Continue a leitura do post e esclareça suas principais dúvidas sobre o assunto!

Entenda como funciona uma lavadora de piso

A lavadora de piso são equipamentos que permitem a lavagem e secagem de pisos, agilizando o processo de limpeza. Todos os modelos são projetados para lavar áreas que já foram varridas e sem grandes detritos, por isso, o correto é usar o equipamento após a varrição do ambiente.

A máquina também é bastante versátil, podendo ser usada em diversos tipos de acabamento, mesmo os mais delicados, como porcelanato. Além disso pode utilizar as escovas ou os discos de limpeza. Isso permite que a empresa aproveite a lavadora em diferentes áreas.

Ainda assim, é difícil encontrar qual a opção com o melhor custo-benefício para o seu negócio. Para facilitar essa escolha, o gestor precisa realizar as seguintes ações:

Dimensionar o espaço a ser limpo

O primeiro passo para uma limpeza eficiente é fazer um levantamento completo das áreas da empresa. Verifique quais sujam todos os dias, as que têm maior trânsito de pessoas ou máquinas e as questões sanitárias para evitar prejuízos à saúde dos colaboradores.

Considere ainda o tamanho de cada local. Áreas externas, geralmente, são mais amplas e podem ser limpas com máquinas dirigíveis para deixar o processo rápido. Já os espaços internos são menores e têm mais obstáculos. Por isso, uma lavadora com operador pedestre é mais adequada.

Além disso, ao saber o espaço exato a ser higienizado, fica mais simples identificar o grau de sujeira e organizar os processos de limpeza.

Planejar a limpeza da empresa

Com a dimensão exata do que deve ser higienizado, é bem mais simples montar um plano para executar todas as tarefas. O gestor pode fazer um cronograma para a limpeza, escalar a equipe, determinar o detergente correto e escolher a lavadora mais adequada.

Uma boa forma de planejar o processo de limpeza profissional é usando o círculo de Sinner. A metodologia considera quatro fatores: tempo, ação mecânica, química e temperatura. O gestor pode aplicar os dados recolhidos durante a análise do ambiente e calcular qual característica precisa explorar mais, contribuindo para melhorar o que deve ser limpo.

Outro ponto relevante a ser considerado é o tempo de limpeza, que é calculado de duas formas: as horas gastas para realizar a atividade em cada área e o horário ideal para a higienização.

Por exemplo, shoppings e supermercados só podem ser limpos de madrugada, quando os clientes não estão presentes. Nesse caso, o gestor deve avaliar o melhor horário para a limpeza, considerando o fluxo de pessoas e quanto tempo o colaborador gastará nessa ação.

Analisar o produto químico utilizado

As lavadoras suportam o uso de variados produtos químicos. Ainda assim, escolher o detergente correto é importante para evitar danos ao piso e ao equipamento. Por exemplo, em pisos irregulares ou com óleo, um sabão desengraxante e alcalino é a opção ideal para fazer a limpeza completa. Agora, se a aplicação do mesmo detergente for em um piso com cera, ele perderá todo o brilho.

Também é necessário conhecer a reação química, que não pode formar espuma dentro da máquina. As bolhas de sabão transferem ar para o interior da lavadora, podendo ser aspiradas pelo motor, causando danos técnicos e prejuízos.

Pensando nesses três aspectos: área a ser limpa, tempo disponível para limpeza e tipo de sujeira, o gestor consegue identificar os modelos mais adequados ao seu negócio e efetuar uma compra inteligente.

Saiba as principais vantagens desse equipamento

Inserir a lavadora de piso nos processos de higienização da sua empresa traz diversos benefícios. Abaixo, listamos os principais:

Aumento da produtividade

A equipe de limpeza, com o auxílio de equipamentos, reduz o tempo gasto nas suas atividades. A lavadora de piso cumpre todas as etapas de higienização do piso de forma ágil e prática. Assim, o tempo destinado à limpeza pela equipe pode ser remanejado para outros afazeres dentro da companhia.

Economia de energia

As lavadoras podem ser alimentadas por baterias ou diretamente por cabo elétrico. Independentemente do modelo, a economia com energia é um ganho quando o equipamento é usado para limpar as áreas da empresa.

Redução com o gasto de água e produtos químicos

O desperdício de água é menor nas lavadoras de piso, já que a limpeza é feita de forma eficiente. Além disso, o equipamento limpa agilmente espaços bem maiores, fazendo com que o líquido seja mais bem distribuído.

Ainda há a redução do uso dos produtos químicos, já que não há desperdício. Essa medida faz com que os colaboradores utilizem o detergente mais eficiente para a limpeza, evitando o gasto desnecessário.

Mais segurança nas atividades

Todas as lavadoras, sejam dirigíveis, sejam de operador pedestre, têm um botão de segurança que, ao ser acionado, desliga todas as funções da máquina em caso de emergência. Para os modelos com homem a bordo, ainda há um sistema redutor de velocidade durante as curvas e a ré para evitar acidentes, além de sensor de presença no banco do condutor.

Os equipamentos da IPC Brasil reúnem todos esses benefícios. Por isso, saber quais os modelos disponíveis no mercado para adotá-los na sua organização é interessante.

Conheça os modelos das lavadoras de piso IPC Brasil

As lavadoras de piso são compactas, profissionais e de alto desempenho. A IPC oferece mais de dez modelos no mercado. A seguir, listamos os principais e seus diferenciais:

CT30

O modelo CT30 é ideal para lavar pequenas áreas e locais de difícil acesso de forma profunda. O seu guidão tem um sistema de recolhimento para lavagem sob mesas ou balcões. O grande diferencial está no rodo orbital existente no equipamento, que possibilita a secagem completa do piso.

CT55

Se o objetivo é limpar grandes áreas com produtividade, a lavadora CT55 é um bom investimento. Com grande autonomia devido ao seu tanque de solução de até 58 litros, a máquina também tem um sistema de autonivelamento da escova, que mantém a pressão constante mesmo quando usada em pisos irregulares. Tais características conferem mais eficiência para a limpeza.

CT70

Ideal para o mercado brasileiro, o modelo CT70 também é voltado para a lavagem de grandes áreas. O seu tanque suporta até 70 litros, dando mais autonomia ao equipamento. Emite ruídos mínimos, tem um painel de controle intuitivo e dispenser de solução no centro da escova/disco, que evita respingos e o desperdício de água e detergente.

CT230

A lavadora CT230 é um modelo homem a bordo e uma das maiores do mercado brasileiro. Apresenta duas escovas principais e um sistema de aspiração potente, deixando o piso seco após a limpeza. Tem capacidade para 205 litros de solução, dando autonomia para o equipamento. É ideal para indústrias, grandes áreas de estoque e shoppings.

Adotar lavadoras IPC Brasil é ter a garantia de operar equipamentos de qualidade e mais eficiência na higienização da sua empresa. Quer saber mais sobre os produtos? Entre em contato e peça um orçamento!