Como são executados os serviços de limpeza em sua empresa? Você tem uma equipe e maquinário próprio ou terceiriza esse tipo de trabalho?

Muitos gestores enfrentam essa dúvida ao planejarem a execução da higienização de seus negócios e sequer conhecem as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções. Como essa é uma escolha estratégica para seu negócio, resolvemos trazer para o blog um conteúdo bem explicativo sobre o tema.

A seguir você entenderá melhor as consequências positivas e negativas de um serviço de limpeza terceirizado e da contratação e compra de máquinas próprias. Quer aprender? Continue com a leitura!

Terceirização dos serviços de limpeza: descubra as vantagens e desvantagens

A terceirização tem sido um tema muito debatido nos últimos anos, especialmente após a entrada em vigor da Lei da Terceirização. Aliás, entre as inúmeras atividades que se destacam por meio desse modelo, a limpeza empresarial é uma das que possuem maior volume.

No entanto, para que um gestor de limpeza consiga avaliar essa opção com segurança, é imprescindível que conheça todos os benefícios e desvantagens que ela pode lhe trazer. Entenda melhor a seguir:

Vantagens de se terceirizar um serviço de limpeza

Se você está estudando a possibilidade de contratar uma empresa especializada em serviços de limpeza, é importante que entenda que existem bons motivos para realizar tal escolha. Entre eles, podemos destacar:

  • maior profissionalização do trabalho;
  • redução do quadro direto de funcionários;
  • menor responsabilidade com seleção, contratação e treinamento;
  • responsabilidade subsidiária por débitos trabalhistas;

Desvantagens da terceirização de limpeza

Apesar dos benefícios citados, existem alguns pontos negativos em se terceirizar o serviço de limpeza em sua empresa e você deve conhecê-los bem para analisar se vale a pena correr esse tipo de risco:

  • menor controle sobre os processos;
  • menor controle sobre produtividade e métodos aplicados pela equipe;
  • resistência e conservadorismo nas técnicas utilizadas que, em alguns casos, não observam as peculiaridades de cada negócio;
  • dificuldade de encontrar parceiros sérios e eficientes;
  • aumento da dependência de terceiros pela empresa;
  • dificuldade de se aproveitar funcionários já treinados e adaptados à empresa;
  • perda da identidade cultural da empresa a longo prazo.

Equipe e maquinário de limpeza próprios: conheça as razões para apostar ou não nessa estratégia

Já falamos sobre a terceirização dos serviços de limpeza e neste tópico vamos abordar a opção de contratar e treinar sua própria equipe de limpeza, assim como comprar suas próprias máquinas e equipamentos.

É importante salientar que essa tem sido a escolha de inúmeros gestores, especialmente daqueles com perfil mais centralizador e que se preocupam em monitorar a segurança e produtividade desses processos.

Por isso, se você se encaixa nesse perfil e está pensando em gerir seus processos de limpeza, acompanhe os principais pontos positivos e negativos dessa estratégia:

Vantagens de ter máquinas e equipe de limpeza próprios

Para quem gosta de ideia de investir em suas máquinas e em uma equipe de limpeza contratada e mantida dentro do quadro de funcionários da empresa, é interessante entender os benefícios que isso pode proporcionar:

  • aproveitamento de mão de obra já adaptada à cultura da empresa;
  • disponibilidade para inovar e moldar processos de acordo com as necessidades;
  • compra e uso dos equipamentos mais indicados para cada tipo de limpeza;
  • maior economia a longo prazo, já que as máquinas pertencem à empresa;
  • maior controle sobre o trabalho desenvolvido;
  • maior controle sobre os custos das atividades de limpeza;
  • possibilidade de escolher os melhores fornecedores;

Desvantagens de investir em máquinas e equipe interna de limpeza

Assim como a terceirização, existem alguns pontos negativos a serem avaliados ao decidir-se por uma equipe interna de limpeza e compra de equipamentos e ferramentas próprios. Observe:

  • maior investimento inicial para aquisição de máquinas;
  • maior responsabilidade pelo controle dos processos e gestão dos funcionários;
  • maior preocupação com treinamento de equipe;
  • gastos trabalhistas com funcionários;
  • risco de obsolescência das máquinas.

Nesse ponto, é preciso enfatizar bastante a questão relacionada à gestão de pessoas. Isso porque, para que a higienização de uma empresa — especialmente fábricas e grandes indústrias — seja realizada com qualidade é preciso investir em seu capital humano.

Os funcionários que vão executar os processos e manusear os equipamentos devem receber treinamento constante, já que a aquisição de máquinas, por si só, não garante o sucesso de seu trabalho.

Aprenda a escolher o que é melhor para sua empresa

Depois de todas essas informações e de conhecer com detalhes as razões para optar pela terceirização ou manutenção de sua própria equipe de limpeza, é possível que você ainda esteja em dúvida.

Conforme dissemos, essa é uma decisão bastante estratégica e tudo o que foi apresentado neste conteúdo é suficiente para que você faça uma escolha inteligente e adequada à sua empresa e ao seu perfil de gestor.

Dessa maneira, gestores que gostam e tem interesse em desenvolver um trabalho mais personalizado e focado em resultados podem e devem apostar na compra de máquinas de limpeza, assim como na seleção, recrutamento e treinamento de seus próprios funcionários.

Essa é a opção que vai dar a você as melhores condições de monitorar seus resultados, inovar e desenvolver um trabalho de excelência, já que a terceirização reduz consideravelmente o controle sobre a equipe de limpeza.

De outro modo, para aqueles que andam atarefados e querem transferir toda essa responsabilidade e trabalho a outra empresa, é importante estudar e pesquisar a reputação das parceiras disponíveis no mercado. Sem tomar esse cuidado, a decisão que deveria simplificar seu dia a dia pode se transformar em uma dor de cabeça.

E então, conseguiu entender qual é a melhor opção para sua empresa? Conquistar serviços de limpeza eficientes é uma das maiores preocupações de um gestor que trabalha nessa área e essa é uma decisão que, certamente, influenciará nos resultados obtidos. Por isso, aproveite todas as informações aqui apresentadas, estude as necessidades e possibilidades do seu negócio e faça uma escolha segura e condizente com o trabalho que você deseja desenvolver.

Gostou deste material? Se você quer se manter atualizado e receber as novidades do nosso blog diretamente em seu e-mail, não deixe de assinar a nossa newsletter!